Sinebahia cadastra clientes e intermedia mão de obra qualificada‏ em Itabuna

Givaldo Santana é encanador. Eliabe Batista, mestre de obra. Carrilson Aragão, eletricista.
Arquivo/JBO/Maurício Maron

A unidade modelo do Sinebahia, em Itabuna, está cadastrando potenciais clientes – pessoas físicas e jurídicas - interessados na contratação de prestadores autônomos de serviços, inscritos no Programa Apoio ao Trabalhador (Patra), uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Itabuna. “O cadastro é simples, feito na hora e gratuitamente”, revela a coordenadora da unidade do Sinebahia, Kerollayny Behrmann.

A coordenadora esclarece que a maior procura é por agentes de limpeza, mais conhecidos como faxineiras-diaristas. Há, inclusive, registro de casos de fidelização do serviço, ou seja, clientes que passaram a optar regularmente pelo mesmo profissional intermediado pelo Sinebahia. Mas a lista de profissões ultrapassa a marca de 100 especialidades cadastradas, segundo , Kerollayny Behrmann.

Fazem parte deste leque de oportunidades, profissionais de serviços gerais, agentes de limpeza, eletricistas, jardineiros, encanadores, dentre outros, que atuam no mercado regional ainda na informalidade. Os interessados pela contratação devem procurar a unidade do Sinebahia, na Aenida Inácio Tosta Filho, centro, ou ligar para o telefone 73-3612-3578.

Antes de integrar a lista dos profissionais intermediados pela instituição, o trabalhador atende a uma série de pré-requisitos documentais e técnicos. Passam, inclusive, por avaliações escritas e comportamentais “Somente depois de preenchidas todas as exigências é que entra na lista dos prestadores de serviços com a nossa chancela”, completa a coordenadora.

Givaldo Santana é encanador. Eliabe Batista, mestre de obra. Carrilson Aragão, eletricista. Os três trabalhavam como autônomos em São Paulo. Com a crise, veio à falta de novas oportunidades. Há pouco o trio retornou ao sul da Bahia e, no momento, passa pelos critérios de avaliação do Sinebahia visando sua capacitação.

Os três jovens escolheram a instituição como ponto de partida para o recomeço. “Aqui é o lugar mais indicado para quem está voltando ou chegando pela primeira vez ao mercado de trabalho”, atesta Givaldo. Inaugurado em julho do ano passado, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o Sinebahia é ferramenta importante para encurtar o caminho entre o trabalhador e as empresas.

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, lembra que apenas no segundo semestre de 2015 foram realizados cerca de 7.500 atendimentos. Este quantitativo se desdobra em novos cadastros na modalidade intermediação de mão de obra; encaminhamentos de trabalhadores a vagas de emprego e até liberações de Seguro-Desemprego. No setor de qualificação foram treinadas perto de 700 pessoas.

Nas próximas semanas, a unidade vai passar a sediar a Sala do Empreendedor criada pela Prefeitura de Itabuna e que durante muito tempo funcionou no Centro Administrativo Firmino Alves.

A intenção é aproveitar o fluxo de trabalhadores que ainda atuam na informalidade e que procuram o Sinebahia, diariamente, em busca de novas oportunidades de emprego, para estimulá-los à formalização e à prática do empreendedorismo.

No local também serão executados serviços de informações gerais sobre pequenos negócios, emissão de boletos e alteração de informações cadastrais do microempreendedor individual (MEI).